top of page

Está tudo nos números

Para começar o nosso blog, deixo aqui uma dica de um documentário que apresenta a beleza dos números.


O documentário produzido pela NOVA, PBS e disponível no Netflix "Prediction by the Numbers" traduzido como "Está tudo nos Números" apresenta conceitos de estatística e probabilidade e enfatiza a importância dos números nas previsões e consequentemente nas nossas decisões.

As previsões baseiam quase todos os aspectos de nossas vidas, desde esportes, política e decisões médicas até o trajeto matinal.

Com a explosão da tecnologia digital, da Internet e do “big data”, a ciência da previsão está florescendo. Mas por que algumas previsões se sucedem espetacularmente enquanto outras falham abismalmente? (lembram das eleições dos EUA?) E como podemos encontrar padrões significativos em meio ao caos e à incerteza?


Em uma investigação fascinante e acelerada, a NOVA leva os espectadores do brilho dos cassinos e dos programas de TV aos desafios de vida e morte das previsões de tempestades e às falhas nas pesquisas de opinião que podem fazer uma eleição. “Prediction by the Numbers” explora histórias de sucesso convincentes de estatísticas em ação: como a lenda do beisebol Billy Beane desenvolveu as técnicas de recrutamento tornadas famosas por “Moneyball" (outro filme que vale a pena assistir) para transformar a sorte das equipes da liga principal.

Os avanços na aprendizagem de máquina e nos modelos de "big data" cada vez mais dominam nossas vidas, a matemática está por trás de todas essas técnicas, como o próprio Billy Beane cita no documentário "Você tem que aprender matemática" se não ficará de fora do futuro.


Separa a pipoca e corre para a TV. E veja com outros olhos o universo dos números.


103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page